Vipcomm cria media training exclusivo para atletas e patrocinadores

by Ricardo Ribeiro on 17/06/2016
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A Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo desenvolveu um curso de media training específico para atletas, entidades, confederações e patrocinadores de eventos esportivos, como a Olimpíada do Rio.

O objetivo do treinamento, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades e carências do cliente, é ensinar as melhores técnicas de se relacionar com a imprensa e, consequentemente, com milhões de pessoas.

“Treinamos os profissionais para utilizarem os microfones e as redes sociais da melhor maneira possível, evitando deslizes que possam comprometer a relação com o público por palavras mal colocadas em entrevistas ou atitudes impensadas”, afirma Ricardo Ribeiro, diretor-geral da Vipcomm e coordenador dos cursos de media training.

“Além de atletas e patrocinadores, também preparamos executivos de empresas para enfrentarem desde a comunicação interna até momentos de crises, como greves, acidentes com colaboradores e demissões em massa”, conta.

Exemplos clássicos abordados em todos os cursos de media training:  executivos ainda acham que têm o direito de pedir ao jornalista para ‘ler’ a reportagem antes de ser publicada ou se deve olhar para câmera ou para o repórter durante uma entrevista para a TV.

Vai bater boca com os jornalistas?

Imagine a situação: o atleta treinou durante anos para fazer bonito antes, durante e depois da Olimpíada, conquistou medalha e bateu recordes, e tinha tudo para brilhar na frente das câmeras com as marcas dos patrocinadores no momento de glória…

Aproveite as oportunidades que a imprensa oferece. Ela abre as portas para o entrevistado entrar na casa das pessoas através da TV

Media training: aproveite as oportunidades que a imprensa oferece. Ela abre as portas para o entrevistado entrar na casa das pessoas através da TV

Mas por falta de preparo e treinamento específico de como potencializar de forma positiva o comportamento em público, nas redes sociais e no atendimento à imprensa, diz ou faz o que não deve. Tudo na hora e no momento errados.

#prontofalei…

“Tem atleta que briga com patrocinador em público, discute com jornalistas e fãs na frente das câmeras e escreve o que não deve nas redes sociais. Quase nunca é proposital ou por maldade, mas o estrago pode ser grande tanto para o atleta quanto para o patrocinador”, conta Ricardo.

E continua: “Tudo o que foi conquistado com muito suor pode ir por água abaixo em questões de segundos na frente de uma câmera de TV. Sem contar a empresa, que acreditou e investiu milhões em um projeto esportivo e vê a marca atrelada a um escândalo. Onde fica a reputação da companhia?”.

As redes sociais são verdadeiras armadilhas para executivos, atletas e personalidades. O media training da Vipcomm ensina a usá-las da maneira correta

As redes sociais são verdadeiras armadilhas para executivos, atletas e personalidades. O media training da Vipcomm ensina a usá-las da maneira correta

#chateado…

Várias ações e atitudes, aparentemente inocentes e sem maldade, já ofuscaram e até mesmo acabaram com carreiras de pilotos, esportistas e dirigentes. E os executivos de empresas patrocinadoras de pequenos, médios e grandes eventos esportivos não estão imunes. Afinal, eles ficam circulando pelas competições com o logo da empresa no peito e podem ser abordados por um repórter a qualquer momento.

Atletas olímpicos e de esportes a motor, bem como os patrocinadores de eventos e esportistas, estão sujeitos a tais surpresas da imprensa. “Se o atleta e o executivo não estiverem preparados e treinados para falar com os jornalistas, principalmente em momentos tensos, como uma derrota ou um acidente, uma entrevista mal sucedida pode comprometer a reputação da marca, ainda mais em uma época onde tudo pode ser compartilhado pelas redes sociais em questões de segundos, atingindo milhões de consumidores”, afirma Ricardo Ribeiro.

Media training para redes sociais

#foco…

As relações com a mídia não precisam, e não devem, ser conflituosas. Saber o que (e como) dizer, como portar-se diante das câmeras e microfones, como atender cada tipo de veículo (TV, rádio, jornal, internet), as mensagens transmitidas pela linguagem corporal e mesmo a forma de usar as redes sociais a seu favor são situações que podem ser treinadas no media training. “Comunicação não é o que você diz, mas sim o que e como a outra pessoa entende”, finaliza Ricardo Ribeiro, da Vipcomm.

Quer saber mais sobre media training?

Fale com a Vipcomm: (011) 3893-1010 ou [email protected]

Sobre a Vipcomm Assessoria de Imprensa

Com 15 anos de mercado, a Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo foi fundada pelos jornalistas Ricardo Ribeiro e Claudia David e tem experiência na cobertura de grandes eventos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e Mundial de Vôlei; Roland Garros, Aberto da Austrália, Wimbledon, US Open e Copa Davis, de tênis; e MotoGP, Rally Dakar, Rally dos Sertões, Enduro da Independência, Mundial de Trial Indoor, Rally Cerapió, Rally Piocerá, ISDE (Six Days de Enduro) e Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart que reúne pilotos da F-1, Fórmula Truck e Stock Car.

Entre os clientes atuais e atendidos estão Honda, Honda Racing, Banco Itaú, Centauro (rede com mais de 200 lojas de artigos esportivos), A.S.O. (organizador do Rally Dakar, Maratona de Paris e Le Tour de France), Mundial de Motocross, Arena Cross, SuperBike Brasil e Betsson Sports. Através das marcas Reebok e Olympikus, fez a ativação dos times Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Vasco e São Paulo Futebol Clube.

Foto: Banco de Imagens

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