Media training: Executivos devem estar preparados para enfrentar a imprensa

Media training: Executivos devem estar preparados para enfrentar a imprensa

Toda empresa precisa ter porta-vozes preparados para atender à demanda da imprensa. Um pequeno erro na forma de se comunicar pode gerar transtornos… e prejuízos. O media training tem o objetivo de aperfeiçoar a capacidade dos executivos de se relacionarem com os jornalistas, tanto em entrevistas quanto em eventos ou almoços de relacionamento. Afinal, ao “conversar” com a mídia o executivo deixa de ser pessoa física. Seu sobrenome passa a ser o da companhia.

Regras de etiqueta nas redes sociais também entram no media training, com a apresentação de situações reais de empresários, executivos e celebridades que provocaram grandes prejuízos para as suas marcas depois que postaram, inocentemente, algo indevido no Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Sabendo desta importância, a Vipcomm desenvolve e cuida de todo o processo do media training para a sua empresa. O treinamento pode durar um ou dois dias. Ele se inicia com a palestra de um jornalista experiente que esteja atuando em algum veículo de comunicação. Na sequência são ministrados exercícios que simulam situações reais.

Os executivos passam por entrevistas em vários formatos – por telefone, individuais, coletivas – para jornais, revistas, sites, rádios ou TVs. Este processo ajuda os porta-vozes das empresas a entender a dinâmica dos jornalistas durante uma entrevista. Para finalizar, preparamos um vídeo com as entrevistas e um relatório para cada executivo, destacando os seus pontos positivos e onde ele pode se aperfeiçoar.

O que analisamos durante o treinamento:

  • Postura e dicção
  • Habilidade para falar sob pressão
  • Habilidade para responder da melhor forma possível às ‘perguntas armadilhas’
  • Jeito de se vestir e o uso correto de acessórios, como bolsas, relógios e óculos
  • “Caras e bocas” durante a entrevista
  • Capacidade de usar a imprensa de forma positiva
  • Comportamento durante entrevistas para diferentes meios, como TV, rádio, internet e veículos impressos, como jornais e revistas
  • Pedidos de entrevistas através de novos meios (cada vez mais frequentes), como o WhatsApp e Facebook
 

DÚVIDA? MANDE UM EMAIL!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem